Topo

SpaceX pretende enviar primeira missão a Marte em 2018

Imagem representativa mostra cápsula Dragon, da SpaceX, na superfície de Marte - SpaceX via AP
Imagem representativa mostra cápsula Dragon, da SpaceX, na superfície de Marte Imagem: SpaceX via AP

Irene Klotz

Cabo Canaveral (EUA)

27/04/2016 20h56

A SpaceX planeja enviar uma nave não tripulada a Marte em 2018, afirmou a companhia de exploração espacial nesta quarta-feira, em um primeiro passo para cumprir o objetivo de seu fundador bilionário, Elon Musk, de levar pessoas para outro planeta.

O programa, conhecido como Red Dragon, tem como objetivo desenvolver tecnologias necessárias para o transporte de seres humanos para Marte, uma meta de longo prazo da SpaceX e da agência espacial norte-americana, a Nasa.

"A (nave) Dragon 2 é projetada para ser capaz de pousar em qualquer lugar do Sistema Solar", disse Musk no Twitter. "O programa Red Dragon a Marte é o primeiro teste de voo."

O anúncio marcou a primeira vez que a SpaceX definiu uma data para a missão não tripulada a Marte, afirmou a porta-voz da companhia Emily Shanklin, em nota à Reuters.

A companhia informou que vai fornecer detalhes do programa para Marte durante o Congresso Internacional de Astronáutica, em setembro.

Musk fundou a SpaceX em 2002 com objetivo de reduzir os custos de lançamento para permitir que a uma viagem à Marte seja acessível. A SpaceX pretende lançar seu foguete Mars antes do final do ano.