Topo

Viagens ao espaço afetam a reprodução masculina? Ratos indicam que não

Viagens ao espaço causam danos à saúde e o sistema reprodutivo masculino é uma preocupação - 29.ago.2019 - Nasa/AFP
Viagens ao espaço causam danos à saúde e o sistema reprodutivo masculino é uma preocupação Imagem: 29.ago.2019 - Nasa/AFP

Bruna Souza Cruz

De Tilt*, em São Paulo

05/10/2019 11h00

Talvez você nunca tenha feito essa pergunta, mas vou lançar uma reflexão interessante: uma vez que o astronauta retorna de sua missão espacial, será que ele consegue ter filhos saudáveis? Já se sabe que as viagens até o espaço causam danos sérios à saúde, mas o resultado de um teste feito por pesquisadores japoneses indica um futuro promissor quanto a isso.

Ratos astronautas passaram um tempo na Estação Espacial Internacional (ISS) para as pesquisas. Ao retornarem, os cientistas avaliaram a capacidade reprodutiva dos animais e tiveram sucesso. Os testes foram liderados por Masahito Ikawa, professor da Universidade de Osaka.

Como chegaram ao resultado?

O estudo examinou 12 ratos machos que passaram 35 dias a bordo da ISS em gaiolas. Alguns deles foram expostos à falta de gravidade. Os demais permaneceram em suas gaiolas, mas tiveram acesso a uma gravidade simulada, artificial.

Já na Terra, os órgãos reprodutivos dos ratos se apresentaram em boas condições. Os espermas dos animais foram usados para fertilizar os óvulos de fêmeas que não estiveram no espaço. O processo funcionou e os filhotes nasceram sem problemas de saúde.

"Concluímos que uma curta estadia no espaço sideral não causa danos fisiológicos aos órgãos reprodutores masculinos, na função espermática, nem na viabilidade procriadora", diz o estudo publicado no Scientific Reports.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que as viagens ao espaço afetam a massa muscular e óssea dos viajantes. Mutações celulares em decorrência da radiação também é recorrente. Por isso, o resultado da pesquisa é animador para os futuros astronautas — humanos ou não.

*Com informações da agência AFP