Topo

Facebook tenta aperfeiçoar inteligência artificial jogando Minecraft

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/08/2019 14h52

O Facebook está treinando uma inteligência artificial para jogar Minecraft, o popular game sandbox da Microsoft. Segundo a rede social, a simplicidade e a natureza não-linear tornam o jogo perfeito para um assistente de IA.

De acordo com o MIT Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, a ideia é criar uma inteligência artificial capaz de lidar com uma gama mais ampla de tarefas, interagindo com humanos de forma mais precisa.

"Ao invés de uma performance sobre-humana em uma tarefa simples, estamos interessados em uma competência através de um número maior de tarefas ainda mais simples", explicou Arthur Szlam, integrante do Facebook Research.

"Uma vez que trabalhamos em um ambiente de game, jogadores podem interagir com assistentes à medida que são desenvolvidos", completou, apostando em um ciclo colaborativo entre jogadores e desenvolvedores.

Em 2015, o Facebook lançou o M, uma inteligência artificial dentro do Messenger do aplicativo, que acabou descontinuada em menos de três anos. Uma das limitações do assistente era a exigência recorrente de contato humano para completar tarefas. Desta forma, era pouco utilizado por usuários, o que limitava sua capacidade de aprendizado.

Multiplayer competitivo de Minecraft está disponível para consoles

Start