Topo

Asteroide raro vai passar perto da Terra; distância é menor do que a da Lua

Planeta Terra - Wikimedia
Planeta Terra Imagem: Wikimedia

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

16/03/2019 15h35

Resumo da notícia

  • Asteroide "gigante" vai passar perto da Terra nesta semana
  • Apesar do tamanho, ele passará a uma distância segura
  • Astrônomos poderão ver melhor o fenômeno, já que ele vai acontecer perto de nós

Um asteroide de tamanho raro vai passar perto da Terra na próxima semana. Calcula-se que a rocha tenha entre 15 e 39 metros de extensão. Apesar de grande, o fenômeno não deve causar preocupação.

O asteroide, chamado de 2019 EA2, foi detectado no início de março e sua velocidade é de 5 km por segundo, o que é tida como lenta para os padrões já analisados, segundo informações do site Cnet.

A previsão é de que ele passe "por aqui" no dia 22 de março a uma distância segura de aproximadamente 303 mil km, de acordo com dados da Nasa, agência espacial norte-americana.

Para se ter uma ideia, a distância total da Terra para a Lua é de cerca de 384 mil km. O que mostra que a rocha espacial vai passar a uma distância mais próxima daqui do que a da Lua.

Por ser grande, os pesquisadores conseguirão avistar o asteroide mais facilmente, o que pode contribuir com os seus estudos.

Outro "gigante"

Um outro grande asteroide também deve "rondar" a Terra alguns dias antes.

Chamado de 2019 CD5, a rocha espacial tem entre 110 e 240 metros de extensão. Apesar de ser ainda maior, o asteroide vai passar bem mais longe da Terra. Podemos respirar aliviados.

Caso um desses asteroides colidissem com o nosso planeta, o impacto seria grande.

Em 2013, um meteorito "explodiu" em uma região russa e deixou centenas de feridos. A rocha tinha 10 toneladas e se chocou com a atmosfera da Terra a uma velocidade de pelo menos 54 mil km por hora.