Topo

Arqueólogos encontram desenho mais antigo da história, de 73 mil anos atrás

Lasca encontrada na caverna de Blombos com o registro de desenho mais antigo da História - Craig Foster
Lasca encontrada na caverna de Blombos com o registro de desenho mais antigo da História Imagem: Craig Foster

Do UOL, em São Paulo

12/09/2018 14h00

Um padrão vermelho com traços cruzados foi descoberto em um sítio arqueológico da África do Sul, revela um estudo publicado nesta semana na revista Nature. Estima-se que os rabiscos tenham sido feitos há 73 mil anos, o que faz do desenho o mais antigo já encontrado - uma espécie de hashtag pré-histórica.

Até então, os desenhos rupestres de maior data eram os de sítios como Chauvet (França), El Castillo (Espanha), Apollo 11 (Namíbia) e Maros (Indonésia). Eram desenhos pelo menos 30 mil anos mais novos do que o encontrado agora.

O desenho foi encontrado na Caverna de Blombos, a cerca de 300 km da Cidade do Cabo. Segundo os autores, o achado demonstra a capacidade dos primeiros Homo sapiens da região de fazer desenhos em várias superfícies, utilizando diferentes técnicas. 

Desenho extraído do artigo mostra melhor o formato do padrão encontrado em Blombos - Reprodução - Reprodução
Desenho extraído do artigo mostra melhor o formato do padrão encontrado em Blombos
Imagem: Reprodução

As primeiras escavações em Blombos foram feitas em 1991 e continuam até hoje. Lá, foram encontradas anteriormente outras evidências pioneiras da atividade cultural humana, incluindo diversos artefatos primitivos datados entre 70 mil e 100 mil anos atrás, como contas de concha, peças gravadas em tons de ocre -- uma variação do marrom -- e ferramentas fabricadas a partir de uma silicreta pré-aquecida -- uma forma cimentada de areia fina e cascalho.

A descoberta foi feita por Christopher Henshilwood, pesquisador da Universidade de Bergen, na Noruega, e sua equipe. Eles relataram o achado de uma lasca de silicreta no qual um padrão cruzado de seis por três linhas foi intencionalmente desenhado em vermelho ocre. O término abrupto das linhas na borda da lasca sugere que o padrão originalmente se estendia sobre uma superfície maior e poderia ter sido mais complexo em sua totalidade.

Com base em experimentos feitos para recriar o padrão, os autores do estudo concluem que o desenho foi feito com um lápis ocre pontiagudo cuja ponta variava numa largura de 1 a 3 milímetros.