Topo

Documentos queimados são encontrados próximos ao Museu Nacional

Gabriel Sabóia/ UOL
Imagem: Gabriel Sabóia/ UOL

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

04/09/2018 12h22

Enquanto os trabalhos de rescaldo do incêndio são feitos pelo Corpo de Bombeiros no Museu Nacional, vizinhos da Quinta da Boa Vista começam a encontrar amostras de documentos que foram parcialmente destruídos no incêndio. Vigia de um prédio próximo ao local, Felipe Farias da Silva foi ao Museu Nacional, nesta terça-feira, (04) com páginas de um documento escrito em inglês, que ele encontrou próximo ao lago que fica em frente ao prédio, na tarde de ontem.

Apesar de parcialmente queimado, pode-se ler no documento que ele pertencia à biblioteca de antropologia do local, que foi completamente destruída. O documento foi entregue a uma equipe do museu. "É como reencontrar uma parte da história, é indescritível", disse Felipe.

Leia também

Esse foi o primeiro item encontrado por vizinhos do local e levado ao museu. Uma funcionária da equipe de conservação, que prefere não ser identificada, disse que o item será levado para o Laboratório de Conservação e Restauro do museu, que fica em um anexo subterrâneo não atingido pelo fogo.

Incêndio no Museu Nacional: O Acervo Perdido

UOL Notícias

É neste local que estão os itens do acervo resgatados nesta segunda-feira. Entre os itens retirados do interior do museu estão um quadro do Marechal Rondon, vasos de período não identificado, meteoritos e um brasão da família real portuguesa.

Os trabalhos de restauro desses itens ainda não foram iniciados, já que o anexo também foi interditado pela Polícia Federal, que realiza perícia no local.