Topo

Leoa de zoológico nos EUA desenvolve juba igual à de um leão

A leoa Bridget antes e depois de desenvolver sua juba  - Reprodução/Facebook/Oklahoma City Zoo and Botanical Garden
A leoa Bridget antes e depois de desenvolver sua juba Imagem: Reprodução/Facebook/Oklahoma City Zoo and Botanical Garden

Do UOL, em São Paulo

03/03/2018 15h42

Funcionários do zoológico de Oklahoma City, nos EUA, investigam a causa do crescimento de uma juba. É que ela cresceu na cabeça de uma leoa e fora da idade habitual. Apesar de não ser tão vistosa, a leoa Bridget, de 18 anos, agora ostenta uma bela quantidade de pelos que mais parecem uma barba.

Segundo os veterinários, o crescimento da juba pode ter sido causado por um desequilíbrio hormonal provocado por um tumor benigno localizado na glândula adrenal ou pituitária, responsável pela produção de alguns hormônios.

O crescimento dos pelos não afetou a saúde da leoa, mas exames ainda estão sendo realizados para determinar sua causa e afastar qualquer futuro problema.

A juba de Bridget cresceu entre março e novembro do ano passado, quando a leoa já podia ser considerada velha --em cativeiro, leões vivem até 30 anos.

Outros casos já foram registrados no mundo

A juba tardia, como a de Bridget, tampouco é característica dos machos. Ela costuma aparecer no leãozinho quando ele tem por volta de um ano vida. É a testosterona, hormônio sexual masculino, que faz a juba crescer. 

Chama a atenção o fato de a irmã de Bridget, a leoa Tia, de 18 anos, não ter uma juba igual. O leão macho do zoológico, Hubert, de 6 anos, tem uma robusta juba. 

De acordo com o zoológico, é raro que fêmeas de leões desenvolvam jubas, mas isso pode acontecer.

Um texto no site da instituição cita o caso de uma linhagem de leões em Botswana cujas fêmeas desenvolviam jubas e de uma leoa da África do Sul que ganhou uma juba por causa de um desequilíbrio hormonal derivado de problema em seus ovários.