Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Cães são mais inteligentes do que gatos? A ciência tem uma resposta

Cachorro e gato - Kryssia Campos/Getty Images
Cachorro e gato Imagem: Kryssia Campos/Getty Images

Colaboração para Nossa

05/03/2023 04h00

Quem é mais inteligente: gato ou cachorro? Você pode até ter a sua opinião, mas saiba que os cientistas bolaram um jeito de descobrir isso.

Em 2017, um estudo feito pela Universidade Vanderbilt (Estados Unidos) chegou até essa resposta depois de analisar o número de neurônios de diversos animais carnívoros.

A descoberta, publicada na revista científica Frontiers in Neuroanatomy, foi de que os cães possuem mais que o dobro da "massa cinzenta" dos felinos.

Os neurônios são "pequenas células cinzentas" associadas ao pensamento, ao planejamento e ao comportamento complexo — todas consideradas características da inteligência.

Enquanto os cães têm cerca de 530 milhões de neurônios corticais, os gatos têm cerca de 250 milhões.

O cérebro humano, em contrapartida, conta com 86 bilhões de neurônios.

Segundo a brasileira Suzana Herculano-Houzel, uma das autoras do estudo, o número absoluto de neurônios que um animal tem determina a riqueza do seu estado mental interno e sua capacidade de prever o que está prestes a acontecer em seu ambiente com base na experiência passada.

Além disso, as descobertas mostraram que os cães têm a capacidade biológica de fazer coisas muito mais complexas e flexíveis do que os gatos.

Mas... o tamanho do cérebro não define o número de neurônios.

O estudo identificou, por exemplo, que os guaxinins possuem tantos neurônios quanto um primata mesmo estando embalados em um cérebro do tamanho do de um gato.

Já os ursos têm o mesmo número de neurônios que um gato, mas em um cérebro muito maior.

Carnívoros x herbívoros

Os pesquisadores analisaram os cérebros dos carnívoros — furão, mangão, guaxinim, gato, cão, hiena, leão e urso marrom — e esperavam que as medidas confirmassem a hipótese intuitiva de que esses animais tivessem mais neurônios do que os herbívoros que eles caçam.

Mas não foi o caso.

A proporção de neurônios para o tamanho do cérebro em pequenos e médios carnívoros era aproximadamente a mesma que a dos herbívoros.

Isso sugere que há tanta pressão evolutiva sobre os herbívoros para desenvolver o poder do cérebro para escapar dos predadores como há sobre os carnívoros para pegá-los.

Entre os grandes carnívoros, no entanto, a relação tamanho do neurônio com o cérebro é realmente diferente.

Os cientistas descobriram que o cérebro de um cachorro golden retriever tem mais neurônios do que o de uma hiena, leão ou urso marrom, mesmo que os maiores predadores tenham cérebros até três vezes maiores.

O urso é um exemplo extremo, seu cérebro é 10 vezes maior do que o de um gato, mas tem aproximadamente o mesmo número de neurônios.

O estudo colocou em xeque a visão de que os animais domesticados têm cérebros menores do que seus primos selvagens.

As proporções do tamanho do cérebro para o peso corporal das espécies domésticas analisadas — furão, gato e cão — não se dimensionaram de maneira significativamente diferente da de seus parentes selvagens — mangustão, guaxinim, hiena, leão e urso marrom.