Topo

Dá para economizar escolhendo o horário certo para abastecer; saiba como

Getty Images/iStock
Imagem: Getty Images/iStock

De Tilt, em São Paulo

03/04/2022 09h14

O posto de gasolina é um dos lugares em que o brasileiro mais faz cálculos, principalmente quando os preços sobem. Mas além das contas para ver se compensa mais colocar o álcool ou a gasolina, existe uma estratégia que deve ser seguida para economizar dinheiro. O segredo está em olhar a meteorologia ou atentar para a posição do Sol.

Como qualquer outro líquido ou sólido, a gasolina e o etanol sofrem alteração de volume como efeito da mudança de temperatura. Isso é chamado de expansão ou contração térmica. Ao abastecermos o carro em um horário de alta temperatura no dia, por exemplo, compramos menos líquido do que quando a temperatura ambiente está mais baixa.

Entenda como isso acontece no vídeo a seguir:

A ciência por trás

"Em particular, a gasolina tem uma expansão térmica relativamente alta comparada com outros fluidos", diz Adilson de Oliveira, físico da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Funciona assim. Quando a temperatura aumenta, o combustível se expande e a mesma massa ocupa um volume maior. E quando esfria, suas moléculas ficam mais concentradas, ocupando menor espaço.

O que muda é o volume, e não a massa, que permanece a mesma. Só que pagamos pelo volume, sendo que é a massa que importa para fazer o carro andar. Assim, quanto mais massa tiver no tanque, mais quilômetros ele vai rodar.

De manhã, mais massa entra no tanque pelo mesmo preço que seria pago se o carro fosse abastecido com Sol a pino. Caso os combustíveis fossem vendidos por peso, o efeito da temperatura apareceria na balança e não haveria diferença alguma escolher o horário para abastecer.

A localização dos tanques de combustíveis no subterrâneo dos postos ameniza um pouco o efeito da variação de temperatura do dia.

Posto de combustível - Getty Image - Getty Image
O calor provoca expansão do combustível líquido e faz ele evaporar; abastecer em um posto no deserto seria péssima ideia
Imagem: Getty Image

Quer economizar? Nem abra o tanque quando estiver quente

Um cálculo matemático para saber o quanto estaríamos economizando ao abastecer o carro nas primeiras horas do dia é um pouco complexo. Mas, dependendo da hora, só de abrir o tanque para abastecer você terá seu dinheiro virando vapor. Pois é.

Os tanques dos carros mais novos são pressurizados. Quando estão fechados, a pressão lá dentro é mais alta que a do ambiente. Isso faz com que o combustível, mesmo em temperatura mais alta, mantenha-se líquido. "Ao abrirmos o tanque, a pressão diminui e parte do líquido evapora", diz Oliveira.

Sabe quando você sente aquele cheirinho de gasolina no ar depois de entregar a chave para o frentista? É o cheiro do seu dinheiro no estado gasoso. Os veículos modernos injetam vapor de gasolina no motor junto do combustível líquido para ganhar eficiência.

"Ao abrirmos o tanque em horários em que o carro está em temperatura mais alta, é perdido esse vapor do combustível para o ambiente", explica o físico.