Topo

Google Street View mostra como é a estação espacial ISS por dentro

Google Street View libera imagens em 360º da Estação Espacial Internacional  - Reprodução
Google Street View libera imagens em 360º da Estação Espacial Internacional Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

20/07/2017 15h54

Que tal fazer um tour pelo espaço? Para embarcar nessa viagem não é preciso de roupa especial, tampouco de foguete. Com um simples clique, a partir desta quinta-feira (20), você poderá explorar a Estação Espacial Internacional (ISS) pelo Google Street View. 

São imagens que permitem a visualização em 360º (basta mover o mouse para direita, esquerda, para cima e para baixo) de uma estrutura composta por 15 módulos que flutua a mais de 400 km acima da Terra.

A viagem começa pela área da Cúpula, local destinado para a observação de operações realizadas fora da ISS, mas também inclui as salas de pesquisa, o local de armazenamento dos trajes espaciais, entre outros.

No passeio, você também se depara com notas que oferecem informações adicionais sobre cada um dos módulos e ainda fatos divertidos sobre como os tripulantes conseguem se manter em forma na gravidade zero, que tipo de comida comem e onde fazem as experiências científicas.

Pena que esse conteúdo é restrito àqueles que conhecem o inglês. 

Google Street View - Reprodução - Reprodução
Passeio inclui notas com curiosidades sobre a vida dos tripulantes da estação espacial
Imagem: Reprodução
 

As imagens foram captadas por Thomas Pesquet, astronauta da Agência Espacial Europeia, que passou seis meses a bordo da estação como engenheiro de voo. Ele retornou à Terra em junho de 2017.  Por conta das restrições do espaço, não foi possível usar os métodos usuais de captação do Google. 

Como Pesquet explica, a ISS funciona como base para a exploração espacial -- possíveis futuras missões na Lua, em Marte e asteróides -- e viabiliza uma perspectiva única da própria Terra.

"Podemos coletar dados sobre os oceanos, a atmosfera e a superfície terrestre. Podemos fazer experimentos e estudos que não seríamos capazes de fazer da Terra, como monitorar como o corpo humano reage à microgravidade, resolver os mistérios do sistema imunológico, estudar ciclones, para alertar populações e governos quando uma tempestade está se aproximando, ou monitorar o lixo marinho -- uma quantidade cada vez maior de resíduos encontrados em nossos oceanos." 

Google Street View - Reprodução - Reprodução
Vista da Joint Airlock (Quest), área que armazena os trajes espaciais
Imagem: Reprodução