Topo

Brasileiro de 7 anos é mais jovem do mundo a ganhar prêmio da Nasa

João Paulo Guerra Barrera, 7, brasileiro mais jovem do mundo a ganhar prêmio da Nasa - Marcelo Ferraz/UOL - Marcelo Ferraz/UOL
Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

08/07/2017 04h00

Aos 7 anos, João Paulo Guerra Barrera já realizou sonhos de muita gente grande: foi convidado a conhecer a sede da Nasa, nos Estados Unidos. A visita não aconteceu por acaso. Após escrever um livro e criar um game sobre o espaço, João Paulo tornou-se a pessoa mais jovem do mundo a receber um prêmio da Nasa.

O menino já arrisca o que quer ser quando crescer: “eu quero ser engenheiro e astronauta”, conta. “O astronauta vai para o espaço e o engenheiro constrói. Vou construir um prédio lá, colocar um parquinho, umas plantas”, explica.

João Paulo e o espaço

No dia a dia, João Paulo faz as atividades de qualquer criança da mesma idade: joga bola, video game e assiste a filmes de animação. Mas seu interesse pelas estrelas e pelos planetas já chamava a atenção dos pais quando tinha 4 anos e pediu um telescópio de presente.

“Eu acho que já vi Júpiter e Marte com ele”, conta o menino. O que mais ele sabe sobre o céu e o espaço? “Sei que lá tem muitos planetas que ainda ninguém descobriu. Eu sei disso, mas nem eu sei quais planetas são esses”, brinca.

João Paulo Guerra Barrera - Marcelo Ferraz/UOL - Marcelo Ferraz/UOL
Na história de João Paulo, crianças vão à Lua em um foguete de material reciclado
Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

A imaginação de João Paulo fez com que ele chegasse longe. Aos 5 anos, inventou uma história de três crianças, Mike, Maria e Toreno, que fazem uma jornada até a Lua em um foguete. Mas não se trata de um foguete qualquer: a nave inventada por João Paulo é feita de material reciclado.

“Eu escolhi um foguete de material reciclado porque ele é mais barato e deixa a Terra mais limpinha”, explica o menino.

Margarida Guerra Barrera, mãe de João Paulo, explica que logo percebeu que a história podia ir mais além. “Nós percebemos que tinha começo, meio e fim. E tinha as características dos planetas, como qual é o planeta mais quente e qual é o mais frio, mas em um linguajar infantil. Aí, não tivemos dúvida: decidimos fazer uma edição desse livro, tanto por apoiá-lo como para estimular outras crianças”, conta a mãe.

O livro foi escrito em português e inglês. “Essa ideia veio dele, para mostrar a história para mais crianças”, conta Margarida.

Com o título “No Mundo da Lua e dos Planetas”, a publicação rendeu a João Paulo uma participação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2016. Ele foi o escritor bilíngue mais jovem a ter participado do evento.

João Paulo discursa em inglês na sede da Nasa

UOL Notícias

O concurso da Nasa

Percebendo que a história podia alcançar voos ainda maiores, os pais incentivaram o menino a adaptar a história do livro para o formato de game.

Na escola de informática, João construiu um jogo em 2D direcionado para crianças da idade dele. Os jogadores precisam colecionar materiais recicláveis para construir um foguete e também juntar as peças para montar uma estação espacial.

Com o tema da estação espacial, João Paulo participou do concurso sobre colonização espacial da Nasa. Seu livro foi selecionado entre mais de 6 mil inscritos, e ele ganhou o 1º lugar do prêmio por mérito literário, ao lado da indiana Nanitha Varma, de 12 anos. 

Na hora em que foi buscar o prêmio, veio a surpresa. O menino voltou de lá com mais três certificados: o de mais jovem do mundo a vencer um concurso da Nasa, mais jovem do mundo a discursar na tribuna da Nasa e o de primeiro brasileiro a vencer um concurso mundial da Nasa.

Uma nova missão

Enquanto não consegue realizar o sonho de virar astronauta, João Paulo vai encarar outra missão: divulgar o gosto pela leitura, pela ciência e pela proteção ambiental. O menino quer espalhar essas ideias com um novo livro, que deve se chamar “Morando no Espaço” –e que ele já está escrevendo.

Além disso, João Paulo deve voltar à premiação da Nasa no ano que vem. Mas, dessa vez, como embaixador do concurso.

As conquistas alcançadas por João Paulo enchem os pais de orgulho: “As crianças são capazes de realizar grandes feitos, apesar da idade”, afirma Margarida.