Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Na palma da mão: por que suamos nas extremidades quando estamos tensos?

Mãos: suor nas extremidades é reação do corpo a situações de estresse - iStock
Mãos: suor nas extremidades é reação do corpo a situações de estresse Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem

23/04/2023 04h00

Mesmo sem mudar a temperatura do ambiente, nossas emoções podem provocar o aumento da transpiração. Se você já sentiu as mãos suadas ao falar em público, sabe do que estamos falando.

Nosso corpo identifica sensações de tensão como resultado de uma situação de perigo ou medo. Em situações de estresse —como falar em público— nosso organismo inteiro se modifica. O sistema nervoso simpático é ativado e acelera o ritmo da respiração, batimentos cardíacos, circulação do sangue e dilatação das pupilas. Com mais energia e oxigênio, os músculos ficam prontos para reagir, usando o máximo de sua capacidade.

Todos estes sintomas são respostas do cérebro para preparar o corpo em uma situação de alerta, como fuga ou luta. Quando este sistema é ativado, um dos primeiros efeitos é começarmos a suar.

Nossa pele tem três tipos de glândulas sudoríparas: écrina, apócrina e exócrina. A principal função delas é controlar a temperatura corporal, especialmente durante esforço físico ou em ambientes quentes.

As glândulas écrinas compõem a maioria das glândulas sudoríparas que temos. As áreas do corpo que têm a maior concentração delas são as solas dos pés, palmas das mãos e a testa do rosto.

Palmas das mãos suadas ajudam a controlar a umidade da camada exterior da pele. Para nossos ancestrais, poderia ser um recurso útil no enfrentamento ao perigo. É destes primórdios que herdamos essa característica, hoje ativada nos momentos de tensão.

viva bem - iStock - iStock
Mãos suadas: para nossos ancestrais, um recurso útil no enfrentamento ao perigo
Imagem: iStock

Quando se preocupar?

Composto por 99% de água e sais minerais, o suor é nosso sistema de arrefecimento. Quando recebe o sinal de calor, o cérebro estimula as glândulas a liberar um líquido que evapora no ar e ajuda a resfriar o corpo.

Nos casos em que o suor é incontrolável e frequente, as causas podem ser outras, como mudanças hormonais, menopausa, uso de antidepressivos ou até a hiperidrose, desordem causada pelo estímulo nervoso e que afeta 1% da população mundial.

Fontes: Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Americana de Dermatologia e do Hospital Albert Einstein (SP).