Topo

Estudo: Cogumelos são droga recreativa mais segura; metanfetamina é a menos

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

24/05/2017 10h52

Os cogumelos alucinógenos parecem ser a droga mais segura quando usada de forma recreativa. Isso é o que mostra uma pesquisa internacional sobre o uso de drogas.

Das mais de 10 mil pessoas entrevistas que usaram a droga no último ano, apenas 0,2% relatam ter procurado algum serviço médico de emergência.

O estudo The Global Drugs Survey 2017, divulgado nesta quarta (24), reúne os hábitos de consumo de drogas de 120 mil pessoas em 50 países. 

Os usuários de metanfetamina, cerca de 1.400, são os que tiveram mais casos de emergência médica (4,8%), sendo que mulheres relataram problemas mais frequentemente, 8,2% das que usaram metanfetamina.

A pesquisa tem ainda informações sobre hábitos de consumo de álcool, MDMA ou 'ecstasy', anfetamina, cocaína, LSD e maconha. Maconha, LSD e cogumelos mágicos foram as drogas mais consumidas entre os participantes.

A idade média dos participantes era de 29 anos e 65% admitiram terem consumido alguma substância ilegal nos últimos 12 meses.

"Morte por conta da toxicidade (de cogumelos mágicos) é algo quase desconhecido, sendo que o envenenamento com fungos mais perigosos apresenta risco muito maior", explicou Adam Winstock ao Guardian, psiquiatra e fundador da Global Drug Survey.

Dentre os entrevistados, a droga mais experimentada é a maconha, com mais de 89 mil participantes confirmando já terem usado. Na sequência, aparecem MDMA (38,5 mil), cocaína (34 mil) e cogumelos alucinógenos (28 mil).

maconha - Bruno Pedersoli/UOL - Bruno Pedersoli/UOL
Imagem: Bruno Pedersoli/UOL

Homens fumam mais maconha que mulheres

A droga mais usada pelos participantes da pesquisa foi a maconha (mais de 60 mil), sendo que os homens contaram terem, em média, fumado maconha mais dias no ano que as mulheres.

Enquanto os homens fumaram cerca de 144 dias por ano, as mulheres relataram consumo médio de 110 dias nos últimos 12 meses.

Dos entrevistados no Brasil, 14,3% contaram fumar um baseado durante caminhadas.