Neandertais eram espertos e já faziam artesanato com osso de corvo

À esquerda está o osso do corvo com entalhes feitos por neandertais. No centro há um experimento em um osso de pássaro, enquanto à direita estão os testes feitos por voluntários em ossos de peru - Francesco d"Errico
À esquerda está o osso do corvo com entalhes feitos por neandertais. No centro há um experimento em um osso de pássaro, enquanto à direita estão os testes feitos por voluntários em ossos de peru Imagem: Francesco d'Errico

29/03/2017 15h00

O nível das habilidades cognitivas dos neandertais era desconhecido, mas uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (29) na revista PLOS mostrou que eles eram bons e tinham até capacidade para fazer artesanato.

Será que eram de humanas e faziam miçanga na praia?

Brincadeiras à parte, a equipe de cientistas de Ana Majkic, da Universidade de Bordeaux, na França, encontrou o osso de um corvo com vários entalhes feitos por neandertais na Crimeia, região entre Rússia e Ucrânia. Os cortes feitos no osso estavam em um padrão visualmente consistente e com espaços proporcionais feitos intencionalmente.

Para comprovar que existiu a intenção de fazer riscos com espaços uniformes, os pesquisadores fizeram testes com voluntários. As pessoas receberam ossos de peru, que parecem com os de corvo, e tinham a missão de fazer cortes com espaços iguais entre eles.

O resultado? Aparentemente não somos tão diferentes dos nossos primos distantes neandertais. As amostras de ossos mostraram que criamos artesanatos semelhantes ao encontrado no osso de corvo da Crimeia.

Além disso, o espaçamento entre os entalhes foi comparado a diferentes espécimes arqueológicas encontrados em diferentes locais e períodos, para garantir que houve intenção de produzi-los criando um padrão visualmente consistente e talvez simbólico.

Mas o uso da peça ainda é uma incógnita. Arqueólogos ainda não sabem explicar se o objeto era usado como um enfeite, ornamentos pessoal ou ferramenta.