Topo

Sonda Rosetta capta explosão de cometa; veja a cena

Do UOL, em São Paulo

25/08/2016 14h57

A sonda europeia Rosetta captou a explosão de um cometa com detalhes nunca vistos antes. A forte explosão mostra uma onda de poeira acompanhada de um brilho muito intenso. A proeza da veterana sonda, que está há 12 anos no espaço, foi fruto de pura sorte, segundo cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

Nove dos 11 instrumentos da Rosetta, incluindo suas câmeras, coletores de pó, e analisadores de gases e plasma, estavam monitorando o cometa de cerca de 35 km quando a explosão aconteceu em 19 de fevereiro. Mas a imagem só foi divulgada nesta quinta-feira (25).

"Ao longo do último ano, a Rosetta mostrou que, embora a atividade possa ser prolongada, quando se trata de explosões, o momento é altamente imprevisível. Captar um evento como este foi pura sorte", disse Matt Taylor, cientista da missão Rosetta.

Deslizamento de terra

As câmeras da sonda observaram por três horas o aumento do brilho e da poeira no cometa até o momento da explosão. Ao mesmo tempo, instrumentos analisavam os materiais expelidos. Quase 200 partículas foram detectadas.

Os dados foram enviados para a Terra apenas alguns dias após a explosão, mas os cientistas precisavam de mais tempo para entender a causa.

Segundo a ESA, o aumento da temperatura na superfície do cometa pode ter causado o deslizamento de terra e uma maior produção de gases.

"Como resultado, nós pensamos que a explosão deve ter sido desencadeada por um deslizamento de terra na superfície, em vez de um jato trazendo material fresco do interior do cometa, afirmou Taylor.

A sonda Rosetta completará sua missão no próximo dia 30 de setembro com uma descida controlada sobre a superfície do cometa 67P. A sonda foi lançada em março de 2004 e desde então já orbitou o Sol cinco vezes. Em 2012 a sonda entrou em processo de “hibernação” para atravessar a parte mais gelada de sua rota entre as órbitas da Terra e de Júpiter, e voltou a funcionar em 1º de janeiro deste ano.