Topo

Raspar as pernas faz os pelos engrossarem? Não é bem assim

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Fabiana Marchezi

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

07/04/2016 06h00

Raspar os pelos com lâmina de barbear tornam os pelos mais grossos? A sabedoria popular diz que após a depilação com gilete os pelos crescem mais grossos. No entanto, dermatologistas explicam que tudo não passa de aparência. É isso mesmo: os pelos são apenas aparentemente mais grossos. 

“A diferença é que quando a pessoa corta ou raspa o pelo, ela acaba tirando a parte mais fina, que é a ponta, o que faz com que ele fique com a parte mais grossa à vista”, explica o dermatologista Claudio Wulkan, da Sociedade Brasileira e Americana de Dermatologia.

Se a pessoa deixar o pelo crescer, a tendência é que ele fique mais fino com o tempo já que a ponta se afunila. “Ele sai da raiz mais largo e vai afinando, a menos que a pessoa volte a raspá-lo”, diz Wulkan. É o que acontece quando um homem deixa a barba crescer e, depois de um tempo, ela fica macia ao toque.

A espessura, a cor e o tipo do pelo --liso ou enrolado-- são definidos por fatores genéticos. O método escolhido para a depilação não tem a capacidade de mudar o que foi determinado pela genética.

 “A depilação com cera pode dar uma aparência mais fina ao pelo porque o arranca pela raiz e ele cresce por inteiro, com a raiz mais grossa e a ponta mais fina. Mas, na verdade, a única diferença é o tempo que ele demora para aparecer. Como é arrancado pela raiz, o processo de crescimento é mais lento”, afirma a dermatologista Pietra Martino, da Clínica Primera.

Há muito tempo, dúvidas sobre o crescimento do pelo chamam a atenção de cientistas. Um experimento norte-americano, publicado no Journal of Investigative Dermatology em 1978, levou cinco homens a depilarem uma das pernas e deixarem a outra sem depilar para saber se haveria alguma diferença no tempo de crescimento dos pelos depois de algum tempo.

Segundo o estudo, os cinco rasparam uma das pernas semanalmente durante vários meses e, ao final do experimento, não houve diferenças significativas entre os pelos das duas pernas, nem em relação à espessura nem em relação à quantidade de pelos. 

Mas por que às vezes para de crescer?

Os dermatologistas explicam que, em alguns casos, os pelos arrancados pela raiz podem com o passar do tempo afinar ou pararem de crescer em razão do trauma sofrido pela epiderme durante o processo.

“Arrancá-los pela raiz por um longo período de tempo leva a uma involução e atrofia, podendo fazê-los diminuir e demorar mais para crescer”, completou Pietra.

É a ação no folículo capilar que explica o resultado eficiente da depilação a laser: "único que consegue mudar o diâmetro e até fazer com que eles não cresçam nunca mais”, segundo Wulkan.

A energia térmica do laser destrói o folículo ou retarda sua capacidade de produzir um novo fio. Para atingir a raiz, o laser é guiado pela melanina -- pigmento responsável pela coloração -- da haste do fio.