Topo

Cinco planetas vão se alinhar pela 1ª vez após 10 anos, e você poderá ver

Os planetas mais fáceis de visualizar serão Vênus, Júpiter e Saturno por serem os mais brilhantes. Marte será o astro com um brilho vermelho, não tão vibrante quanto os outros. O desafio será Mercúrio, porque ele fica muito próximo à linha do horizonte - Dr Alan Duffy/SkySafari
Os planetas mais fáceis de visualizar serão Vênus, Júpiter e Saturno por serem os mais brilhantes. Marte será o astro com um brilho vermelho, não tão vibrante quanto os outros. O desafio será Mercúrio, porque ele fica muito próximo à linha do horizonte Imagem: Dr Alan Duffy/SkySafari

Do UOL, em São Paulo

20/01/2016 06h00

Planetas distantes milhões de quilômetros um do outro aparecerão alinhados no céu e você poderá ver esse espetáculo da sua janela, sem a ajuda de nenhum instrumento. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão na linha do horizonte em direção à Lua, o fenômeno poderá ser visto desta quarta-feira (20) até o dia 20 de fevereiro.

Se o mês passar e você não conseguir visualizar o alinhamento, não se preocupe. Ele será visível de novo em agosto deste ano. Depois disso, só em outubro de 2018. A última vez que isso aconteceu foi em 2005.

Os planetas possuem diferentes ciclos anuais. Por isso, quando os cinco planetas que são visíveis (a olho nu) se alinham é “algo que vale a pena ver”, explica o pesquisador da Universidade de Swinburne, em Melbourne (Austrália), em entrevista à revista Australia Geographic.

Vênus e Júpiter serão mais fáceis de ver

Os planetas mais fáceis de visualizar serão Vênus e Júpiter por serem os mais brilhantes. Marte será o astro com um brilho vermelho, não tão vibrante quanto os outros. O desafio será Mercúrio, porque ele fica muito próximo à linha do horizonte, e edifícios altos e árvores podem tapar a visão. Além disso, ele aparece durante um curto período de tempo pouco antes do amanhecer.

A dica para quem quer visualizar o fenômeno é ir para um lugar aberto, longe de prédios e vegetação alta. Se observados dentro de cidades grandes, o brilho dos planetas é ofuscado pela poluição luminosa.