Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Culpa do estresse? Por que os nossos cabelos mudam de cor?

Otaviano Costa: apresentador do "OtaLab" é do time dos grisalhos - Dessa Pires
Otaviano Costa: apresentador do 'OtaLab' é do time dos grisalhos Imagem: Dessa Pires

Colaboração para VivaBem, em São Paulo

16/01/2023 04h00

Tem gente que morre de medo deles; outros os assumem com orgulho. Mas o fato é que, mais cedo ou mais tarde, os cabelos brancos aparecem, não importa se eles sejam pretos, castanhos, louros ou ruivos.

O que determina essa mudança de cor é a genética. Os fios brancos começam a aparecer entre os 35 e 45 anos para os caucasianos, entre os 45 e 55 anos para os orientais e, para os negros, somente após os 55 anos.

Geralmente, os fios brancos aparecem primeiramente na barba, depois nas regiões temporais. A seguir, surgem no resto da cabeça, depois tronco e, por fim, na região genital.

Em um estudo, pesquisadores britânicos decidiram testar o dito popular segundo o qual, aos 50 anos, 50% das pessoas teriam 50% dos cabelos grisalhos. Mas os resultados foram bem mais otimistas: ao avaliar 4.192 homens e mulheres de diferentes etnias, os estudiosos concluíram que, entre os 45 e os 65 anos, a intensidade média de fios brancos na cabeça é de 27%.

ciencia - Instagram/@burtonregina - Instagram/@burtonregina
Cada vez mais mulheres assumem orgulhosamente seus cabelos brancos
Imagem: Instagram/@burtonregina

Culpa da melanina

O que dá cor à pele e aos pelos é a melanina, pigmento proteico feito em uma célula chamada melanócito. Com a herança genética, cada indivíduo recebe uma proporção específica de eumelaninas (de cor castanha ou preta) ou feomelaninas (de cor avermelhada ou amarela). Em geral, os cílios, sobrancelhas e pelos pubianos são mais escuros do que o cabelo.

A teoria mais aceita sobre o que nos leva a ficar com os cabelos brancos tem um nome feio: apoptose dos melanócitos. Apoptose é uma "morte celular programada", isto é, o melanócito deixa de produzir melanina a partir de determinada idade.

Apesar da determinação genética, hormônios e a alimentação também podem interferir na cor dos fios. Por isso, crianças podem nascer com os cabelos mais claros e vê-los escurecer na puberdade. Eles podem escurecer durante a gestação, ou perder a coloração durante dietas muito restritivas. Alguns medicamentos ou suplementos de minerais também podem alterar a cor dos fios.

Não há nenhuma evidência que vincule o aparecimento das mechas grisalhas ao estresse, à dieta ou ao estilo de vida. Mas certas doenças auto-imunes, como vitiligo e alopecia areata podem danificar células de pigmento e induzir o envelhecimento dos fios em algumas pessoas. Como o estresse pode agravar essas condições, nesse caso o estilo de vida poderia interferir.

Fonte: Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo; British Journal of Dermatology

Errata: este conteúdo foi atualizado
A calvície é causada pela alopecia androgenética, e não pela alopecia areata. A informação foi retirada do texto.