Topo

Vídeos de gatos deixam pessoas energizadas e emocionadas, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

16/06/2015 19h08

Gatos fofos não fazem sucesso na internet à toa. Um novo estudo realizado na Indiana University, nos Estados Unidos, analisou o estado de espírito de 7 mil pessoas enquanto assistiam a vídeos de gatinhos.

A maioria delas terminava o vídeo se sentindo com mais energia e emocionada. Além disso, os pensamentos negativos diminuíram na cabeça das pessoas depois de ver esses bichos fofos.

O prazer que as pessoas sentem ao ver vídeos como esses na internet supera a culpa por não estar fazendo “coisas úteis” e por estar procrastinando, segundo a pesquisa. Além disso, as pessoas com características como timidez tinham mais propensão a assistir a vídeos online com gatos.

Mais de dois milhões de vídeos de gatos foram postados no YouTube só em 2014. Foram registrados, nessa categoria, mais de 26 bilhões de visualizações naquele ano.

O estudo foi liderado pela pesquisadora Jessica Gall Myrick, que pretende verificar, na próxima pesquisa, se o contato com animais de estimação tem o mesmo efeito positivo nos espectadores que os vídeos.