Topo

Clique Ciência: quais os maiores animais do mundo?

Joshua Barton/Reuters
Imagem: Joshua Barton/Reuters

Tatiana Pronin

Do UOL, em São Paulo

14/04/2015 06h00

Ao pensar nos maiores animais que existem, nos lembramos sempre de elefantes, ursos e outros animais terrestres. Mas é no mar que está o "número um" da lista: a baleia-azul (Balaenoptera musculus). Trata-se da maior criatura viva que existe e já existiu, ultrapassando até mesmo os dinossauros.

Essas gigantes marinhas podem medir até 36 metros de comprimento (embora a média seja de 24 a 27 metros) e pode pesar até 180 toneladas, como conta a bióloga Laura Ippolito, bióloga-chefe do Aquário de São Paulo.

Só para ter uma ideia, o comprimento da baleia-azul é comparável ao de um Boeing 737, e seu peso, ao de 135 carros “Beetle” (o tipo novo de Fusca). O coração sozinho, aliás, alcança as proporções de um automóvel. E o animal já nasce grande, com cerca de oito metros de comprimento e mais de 3.500 quilos.

Um bebê baleia-azul é capaz de tomar mais de 600 litros de leite por dia, o que o faz ganhar nada menos que 90 kg por dia no primeiro ano de vida. Ao chegar à idade adulta, um indivíduo abocanha mais de duas toneladas de krill (um pequeno camarão) a cada dia, fora os milhares de plânctons que vêm junto.

Esses mamíferos gigantes vivem em grandes profundidades, mas, como outros cetáceos, sobem de vez em quando para respirar. É quando ficam mais vulneráveis à caça - a busca por carne, óleo e outros subprodutos desses animais, desde o fim do século 19, levou essa e outras baleias ao ranking dos animais ameaçados de extinção.

"A tecnologia de sonar também fez a caça aumentar", comenta a bióloga. É que o som emitido embaixo do mar em exercícios militares faria as baleias voltarem mais rápido à superfície, sofrendo as consequências da descompressão. O aquecimento global, que afeta toda a cadeia, ainda é outro problema, segundo Ippolito.

A extinção continua a ser uma ameaça, mas leis de proteção internacionais conseguiram melhorar um pouco o cenário para as baleias. Um estudo publicado no ano passado pela Universidade de Washington, no Marine Mammal Science, mostrou que, pelo menos na Califórnia, a população voltou a níveis sustentáveis. Estima-se que existam, hoje, cerca de 2.200 baleias-azuis nessa parte do oceano Pacífico.

Outros recordistas

Além da baleia azul, há várias outras baleias na lista dos maiores animais do planeta, como a fin (Balaenoptera physalus), que pode chegar a 18 metros e 80 toneladas, e as baleias francas (Eubalaena glacialis e Eubalaena australis), com proporções máximas semelhantes.

Também embaixo da água está o maior peixe do mundo, o tubarão-baleia, que tem mais de 13,5 metros de comprimento e mais de 20 toneladas (por isso recebeu esse nome). Ele se alimenta de plâncton.

Fora da água, só o elefante-africano é comparável às baleias em termos de tamanho e peso. Considerado o maior mamífero terrestre que existe, um indivíduo pode pesar até sete toneladas e medir mais de quatro metros de altura.

Já entre os carnívoros que habitam a Terra, o prêmio de maior animal vai para os ursos marrons e polares, que podem alcançar o peso de uma tonelada e três metros de comprimento. Já se você considerar altura mais importante, o troféu vai para a girafa, que pode alcançar até 5,8 metros.

O maior réptil do mundo é o crocodilo-de-água-salgada, com cinco metros de comprimento e, segundo registros, o peso máximo de 1.900 quilos. E o maior anfíbio? É a salamandra-gigante-da-china, que pode chegar a 1,8 metro e 60 quilos.

Já a maior ave é o avestruz, que pode alcançar mais de 150 quilos e até 2,7 metros de altura, bem mais do que muito jogador de basquete.