Topo

Meteoro se desintegra e ilumina o céu da Romênia

Do UOL, em São Paulo

08/01/2015 13h10

Um meteoro se desintegrou na atmosfera da Terra, na madrugada de quarta-feira (7), em Bucareste, na capital da Romênia, provocando um ruído alto e iluminando a cidade. O fenômeno, observado principalmente na região sudeste do país, foi registrado por câmeras de vigilância em várias cidades.

A Rosa (agência espacial da Romênia) confirmou a entrada do meteoro na atmosfera e fará um relatório nos próximos dias com dados mais precisos.

"Com base nas informações que temos até agora, podemos estimar que o fenômeno ocorreu a uma altitude de 50-70 km, de leste a oeste, sobre a área entre Bucareste e Vrancea. Esse fenômeno é comum, só ontem à noite cerca de 30 meteoros como este foram monitorados nos Estados Unidos, único país que tem um sistema de monitorização operacional para tais objetos", afirmou Marius-Ioan Piso, presidente da agência espacial.

Embora o evento não tenha causado nenhum tipo de dano, como o que aconteceu em 2013 na Rússia, a ROSA reconhece a necessidade de investir em sistemas de monitoramento para objetos maiores e mais perigosos, como lixo espacial, meteoros -- que quando adentram a Terra e colidem com a superfície são chamados de meteoritos --, asteroides e núcleos de cometas.