Topo

Cápsula Orion pousa no oceano Pacífico

05/12/2014 14h48

A cápsula Orion,que foi lançada pela Nasa (agência espacial americana) nesta sexta-feira (5), já pousou no oceano Pacífico, depois de realizar seu primeiro voo de testes. A nave é a primeira cápsula americana projetada para levar seres humanos ao espaço exterior desde as missões Apolo, que há quatro décadas transportaram o homem à Lua.

"Lá está sua espaçonave, América", disse Rob Navias, comentarista da Nasa, enquanto imagens aéreas mostravam, ao vivo, a cápsula pairando no ar com três paraquedas, enquanto se aproximava da água.

Segundo a agência, a Orion pousou no Pacífico quatro horas e 24 minutos depois de seu lançamento em Cabo Caaaveral, na Flórida (EUA).

Neste primeiro voo de testes da Orion será avaliado o rendimento da cápsula espacial diante de desafios importantes, como a separação por etapas do foguete, a elevada radiação, o forte calor (de 2.200°C) e o pouso com paraquedas perto do sudoeste de San Diego, na Califórnia.

O lançamento da cápsula, que estava previsto para quinta-feira (4), precisou ser adiado devido a problemas técnicos na válvula de combustível e drenagem do foguete Delta 4. 

A cápsula será recuperada por embarcações da Marinha americana e equipes da Nasa, que a levarão para o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para seu estudo.

Desta vez, a Orion não transporta nenhum passageiro, mas tem uma capacidade para levar quatro astronautas para o espaço profundo.

A Nasa espera realizar o primeiro voo tripulado em 2021.

O teste, que se calcula que terá um custo de cerca de US$ 375 milhões, servirá também para medir a radiação à qual poderiam estar expostos os astronautas.

(Com agências internacionais)