Topo

Foto em grupo deixa o fotografado mais atraente, afirma estudo

Do UOL, em São Paulo

06/12/2013 06h00

Da próxima vez em que você for trocar sua fotografia do perfil na rede social, guarde esta dica: fotos em que você aparece ao lado de mais pessoas lhe tornam mais atraente ao olhar de quem vê.

Essa é a conclusão de um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo o estudo, além de uma foto em grupo sugerir que você é popular e simpático, ela também permite que entre em ação o que os pesquisadores chamam de "efeito cheerleader" (nome dado, em inglês, às animadoras de torcida de estádios e ginásios nos Estados Unidos).

Para os autores do estudo, Drew Walker e Edward Vul, esse efeito faz com quem alguém se pareça mais atraente quando em grupo do que quando sozinho porque se baseia em ilusões visuais mediadas por processos perceptivos e cognitivos atuantes sobre outras ilusões de ótica: a Ebbinghaus e a "Ilusão da Lua".

A ilusão Ebbinghaus faz com que um ponto de tamanho médio aparente ser muito maior quando rodeado de outros pontos menores e muito menor quando rodeado de outros pontos maiores. Já a "Ilusão da Lua" é a percepção que temos de que a Lua se parece maior quando surge no horizonte, em comparação a quando está mais alta no céu.

Essas duas ilusões influenciam o que vemos numa foto de pessoas em grupo e, para o estudo, prova que o que enxergamos não é apenas de um reflexo do que o que estamos de fato observando e, sim, uma combinação de estímulo físico e visual, em que também contam contexto, expectativa e experiências prévias.

Para testar a teoria, Walker e Vul submeteram participantes do estudo a um experimento em que eles deveriam dar notas para a aparência de um homem e de uma mulher que apareciam sozinhos ou em grupo em fotografias, junto a outras seis pessoas (três homens e três mulheres). O rosto a ser analisado era sempre o mesmo e na mesma pose, tanto na foto em grupo quanto na individual. O resultado mostrou que os participantes tenderam a considerar os rostos mais atraentes quando vistos em suas fotos em grupo do nas individuais.

Quatro na foto

E então, interessado em aplicar essa teoria ao seu perfil na web? Então saiba que o grupo da sua imagem nem precisa ser tão grande.

Segundo os pesquisadores, experimentos adicionais realizados mostraram que grupos com quatro, nove ou até 16 pessoas na mesma foto não tiveram influência negativa sobre a percepção de quem via as imagens na hora de dizer o quão atraentes seus protagonistas eram.

Três amigos a mais, portanto, já bastariam para te deixar "bem na foto".