Topo

Nicolelis divulga simulação virtual do chute inicial da Copa do Mundo

Do UOL, em São Paulo

25/10/2013 15h19

Miguel Nicolelis divulgou na tarde desta sexta-feira (25) uma simulação de como um paraplégico dará o pontapé inicial no jogo de abertura da Copa do Mundo no Brasil, em junho de 2014. O vídeo faz parte do Projeto Andar de Novo (Walk Again Project), que envolve mais de cem cientistas no desenvolvimento do exoesqueleto robótico que fará essa pessoa chutar a bola.

De acordo com o neurocientista brasileiro, o avatar  é controlado pela atividade cerebral de um dos pesquisadores do IINN-ELS (Instituto Internacional de Neurociências de Natal - Edmond e Lily Safra), em Natal (RN). 

"Avatar do jogador já está sendo controlado por atividade elétrica cerebral de um dos pesquisadores que participou da concepção da sala de realidade virtual. Simulador virtual, acoplado a Fred (andador robótico), será usado por todos os pacientes envolvidos no projeto Andar de Novo", escreve em seu perfil no Facebook. 

O exoesqueleto será controlado por sinais biológicos do cérebro para dar uma resposta tátil ao usuário, isto é, a veste robótica fará com que as pessoas tenham a impressão de sentir o chão enquanto caminham. Os protótipos devem chegar ao Brasil no mês que vem para serem testados em pacientes

"A gente espera que ele evolua para um protótipo que possa chegar ao consumo para os milhões de cidadãos no Brasil e no mundo que têm deficiências físicas e que não podem se locomover com autonomia hoje em dia."

Há cerca de dez dias, o pesquisador mostrou a primeira imagem do joelho robótico. As flexões e extensões do membro artificial são geradas por um sistema hidráulico-elétrico.