Topo

Voyager captura sons do espaço interestelar; ouça

Do UOL, em São Paulo

17/09/2013 13h39

A sonda Voyager 1, da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), capturou sons do espaço interestelar com seu instrumento de ondas de plasma. O aparelho detectou vibrações no denso plasma interestelar, ou gás ionizado, de outubro a novembro de 2012 e de abril a maio de 2013.

Ao extrapolar estes dados para o passado, os cientistas conseguiram descobrir que a sonda encontrou o plasma interestelar pela primeira vez em agosto de 2012.

O gráfico mostra a frequência das ondas, o que indica a densidade do plasma. As cores indicam a intensidade das ondas, ou quão "alto" são os sons -- a cor vermelha indica as ondas mais altas; azul indica o mais fraco.

INFOGRÁFICO

  • Arte UOL

    Saiba até onde o homem já foi na corrida pela exploração espacial

A trilha sonora reproduz a amplitude e a frequência das ondas de plasma como foram "ouvidas" pela Voyager 1. As ondas detectadas pelas antenas da sonda foram simplesmente amplificadas e reproduzidas, já que as frequências estão dentro da faixa ouvida por humanos.

Os cientistas notaram que cada ocorrência envolveu um tom crescente. A linha pontilhada indica que o aumento dos tons seguem a mesma inclinação. Isto significa uma densidade continuamente crescente.