Topo

Asteroide passa entre a Terra e a Lua nesta quarta-feira (18)

Do UOL, em São Paulo

17/09/2013 12h25

Um asteroide, com diâmetro entre 1 e 3 metros, cruzará o espaço entre a Terra e a Lua nesta quarta-feira (18). A rocha espacial foi descoberta na última sexta-feira (13) e não representa perigo, já que, segundo astrônomos, passará a uma distância segura do planeta, a 7848 km/h.

Batizado de 2013 RZ53, o asteroide foi identificado pelo centro de pesquisas espaciais Minor Planet Center, localizado no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, em parceria com pesquisadores da Universidade do Arizona, no mesmo país.

É esperado que ele passe a uma distância de 231 mil quilômetros da Terra no ponto em que estará mais próximo. A passagem deve ocorrer por volta das 19h20, no horário de Brasília (22h20 GMT).

Cientistas afirmam que, devido ao tamanho diminuto do asteroide, mesmo que ele viesse em direção ao planeta, seria grande a probabilidade de que ele se desintegrasse em nossa atmosfera antes de colidir contra o solo.

A rocha pertence a um grupo de asteroides que trafegam próximo à Terra e que teria dado origem ao meteoro que explodiu sobre a Rússia em fevereiro deste ano.

O meteoro que cruzou os céus do país europeu, no entanto, era bem maior do que o 2013 RZ53, tendo de 17 a 20 metros de largura antes de explodir.