Topo

Bola de fogo 15 vezes mais brilhante que Vênus é vista nos EUA

Do UOL, em São Paulo

11/09/2013 11h41

Já é sabido que fragmentos espaciais entram na atmosfera terrestre a todo momento, mas é sempre um evento observar seus efeitos. Na segunda-feira (9), às 20h18 (horário local), um detrito de cometa do tamanho de uma bola de beisebol (entre 23 e 25 centímetros) chocou-se com a atmosfera acima do Alabama, Estado dos EUA, produzindo uma luz 15 vezes mais brilhante do que o planeta Vênus. (Você viu Vênus e a Lua lado a lado no domingo,8?)

O pequeno fragmento, que estava a uma velocidade de 122 mil quilômetros por hora, desintegrou-se 3 segundos após o choque, a 40 km de altitude na cidade de Woodstock, produzindo um flash de luz que rivalizou com a Lua  crescente. Além disso, devido a sua velocidade, ele penetrou profundamente na atmosfera da Terra, o que gerou fortes sons de explosão, que foram ouvidos por testemunhas oculares.

 

O objeto foi visto por cinco câmeras da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana. A órbita do meteoróide se estende muito além de Júpiter e é semelhante à órbita de cometas.

Bolas de fogo são meteoros mais brilhantes que o planeta Vênus.