Topo

Lua ocultará Vênus neste domingo; Sul poderá observar fenômeno

Da Agência Fapesp

08/09/2013 06h00

Por volta das 19 horas deste domingo (8) quem estiver na região ao sul de Florianópolis, em Santa Catarina, poderá acompanhar, a olho nu, a Lua encobrindo o planeta Vênus.

O fenômeno astronômico ocorrerá no lado poente, após o pôr-do-sol. A Lua terá um tom acinzentado na ocasião e um pouco abaixo dela estará a estrela Spica (ou Espiga, um astro de primeira magnitude, pertencente à constelação da Virgem).

"Essa estrela tem importância histórica, pois é mostrada na bandeira brasileira acima da faixa Ordem e Progresso representando o Estado do Pará", disse Jair Barroso, do Observatório Nacional.

O planeta Vênus, o mais brilhante do nosso céu, aparece nos fins das tardes desde meados de julho. Ele ficará completamente escondido atrás do satélite natural da Terra.

Barroso sugere olhar na direção da Lua um tempo antes das 19h de hoje, para perceber a evolução do fenômeno. Depois, Vênus poderá ser visto novamente, reaparecendo no lado iluminado da Lua.

Barroso explica que, mesmo não estando nas regiões onde será possível acompanhar o fenômeno, valerá a pena olhar para o céu para ver a Lua muito próxima a Vênus.

O astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia Astronáutica , ressaltou ainda que Vênus não é o único astro possível de ser observado no céu noturno atualmente.

"Desde o mês passado, temos visto Saturno transitar pelo nosso céu. E no dia da ocultação, ele estará a cerca de 10 graus acima de Vênus e da Lua, quase em linha com [a estrela] Spica", explica.

Já na segunda-feira (9), na mesma região do céu ao escurecer, será possível observar a estrela, os planetas Vênus e Saturno e a Lua, afirmou o astrônomo.