Topo

Por que o plástico que envolve o peru de Natal não derrete no forno?

iStock
Imagem: iStock

De Tilt*, em São Paulo

23/12/2022 04h00

O Natal se aproxima, e depois de pegar filas e mais filas no supermercado para comprar o peru de natal (ou pedir no delivery), as instruções da embalagem podem causar uma estranheza: afinal, a orientação é de levar o prato ao forno com plástico e tudo. Por que, afinal, o plástico não derrete?

Parece até milagre, mas a resposta é bem mais simples que isso: o saco que embala o peru é feito de plástico PET, um polímero que só derrete em ambientes com temperaturas superiores a 260 ºC (graus Celsius). Como a carne fica assada e suculenta entre 190 °C e 210 °C, o plástico não corre o risco de virar a segunda pele do prato natalino.

No entanto, preste atenção: o saco plástico não deve entrar em contato com as paredes ou as grelhas do forno. Elas podem ficar mais aquecidas do que o ar dentro dele, acima da temperatura de fusão do plástico. E aí não tem jeito, ele derrete mesmo.

O saco plástico que envolve o peru e outras aves também funciona como uma sauna, que assa a carne aproveitando o vapor que sai dela. É por isso que alimentos que já vêm dentro de plásticos para assar não precisam ser descongelados: a "sauna" descongela e assa a carne com rapidez e mesma eficiência.

Outros tipos de plásticos, como o polietileno — material utilizado na fabricação das sacolinhas de supermercado — têm um ponto de fusão inferior. Por isso, as sacolinhas derreteriam facilmente dentro de um forno aquecido.

Consultoria: Ligia Kashiwagi, gerente de produtos In Natura/Comemorativos da BRF, e Karine Moretti, pesquisadora de P&D Embalagem BRF.

(*) Com informações da matéria de Redação Tilt