Topo

Expressão 'facial' revela como cães diferenciam donos de estranhos

Do UOL, em São Paulo

19/08/2013 06h00

Quando seu cachorro demonstra gostar de você, ele abana o rabo, certo? Em termos. Segundo pesquisa feita com 12 cães de diferentes raças, os animais levantam a "sobrancelha" esquerda em uma primeira demonstração do reconhecimento do dono.

Essa e outras particularidades foram descobertas em um experimento que colocou os animais de estimação atrás de uma cortina que era aberta rapidamente, revelando quatro surpresas por apenas 800 milésimos de segundo: eles poderiam ver o dono, uma pessoa desconhecida, um brinquedo preferido ou um objeto que ele sentisse medo.

Os cães tiveram pontos marcados em suas faces (especificamente no centro do crânio, nas orelhas e nas áreas acima dos olhos, a "sobrancelha" como foi apelidada no estudo), permitindo aos cientistas detalhar mudanças de feição realizadas em cada uma das situações.

Assim, foi descoberto que o cão levanta as duas áreas acima dos olhos ao encarar subitamente um estranho - mas ergue mais alto ainda a "sobrancelha" esquerda quando reconhece o dono.

Já o brinquedo favorito não empolga muito o animal: nenhuma das raças esboçou uma reação especial ao ver uma bolinha, por exemplo. O objeto indesejado - que, no estudo, foi um cortador de unhas -, contudo, fez com que os cachorros movessem levemente para trás suas orelhas direitas, demonstrando cautela.

A pesquisa, veiculada no periódico científico Behavioural Processes, ressalta mais detalhes sobre o funcionamento cerebral desses animais de estimação e já levanta controvérsias ao atribuir ao lado esquerdo do cérebro comportamentos antes ligados ao lado direito do órgão.