Topo

Neandertais fizeram as primeiras ferramentas com ossos na Europa

Do UOL, em São Paulo

12/08/2013 18h18

As primeiras ferramentas com ossos da Europa foram criadas por neandertais há 50 mil anos, mostram escavações no sudoeste da França. A descoberta indica que os hominídeos tinham artefatos elaborados dez mil anos antes dos primeiros Homo Sapiens povoarem o continente.

Feitas à base de ossos, os utensílios não se parecem com nada que já tenha sido encontrado antes em expedições do gênero e, segundo os pesquisadores, guardam semelhança com ferramentas usadas até hoje por artesãos que trabalham com couro, com objetivo de amaciar partes do material.

Mais estudos desta edição da PNAS

  • Getty Images

    Atividade cerebral desvenda mistério de casos de quase morte

Os resultados da expedição dos paleontólogos do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, da Alemanha, e da Universidade de Leiden, da Holanda, foram divulgada nesta segunda-feira (12) na Pnas, a revista da Academia de Ciências dos Estados Unidos.

"A descoberta levanta a hipótese de que o modo de fazer as ferramentas foi passado dos neandertais para os humanos, que chegaram à essa região da Europa portando ferramentas cujo formato difere das que encontramos", diz Marie Soressi, da Universidade de Leiden.

"Essa pode ser, portanto, a primeira evidência da transmissão de conhecimento de neandertais para o homem", concluiu.

Os artefatos foram encontrados em locais que também continham outras ferramentas atribuídas aos neandertais, só que feitas com pedras, e junto a ossadas de cavalos, renas, veados e bisões. Exames feitos com Carbono 14 nos ossos indicam que as ferramentas teriam até 50 mil anos.

"As peças encontradas são as melhores evidências de que os neandertais desenvolviam tecnologia por conta própria, algo antes associado ao convívio com o homem", explica o pesquisador Shannon McPherron, do Instituto Max Planck, na divulgação do estudo.

Estudos demonstram que o homem moderno começou a povoar a Europa há 40 mil anos, convivendo com os neandertais, mas a capacidade desse ancestral surpreende a ciência: há quem sustente que eles tinham uma cultura tão desenvolvida quanto a humana, enquanto outros afirmam que humanos herdaram conhecimento graças ao contato com eles.