Topo

Postar comida no Instagram deixa refeição mais saborosa, sugere estudo

Do UOL, em São Paulo

02/08/2013 13h15

Clicar o prato do almoço e postar a foto no Instagram, como muitos usuários da rede social fazem quase que compulsivamente (também com o jantar, o café da manhã e o lanche da tarde.), pode tornar a refeição mais saborosa.

Isso é o que sugere estudo conduzido pela prestigiosa Universidade de Harvard em parceria com a Universidade do Minnesota, nos Estados Unidos, e publicado no periódico Psychological Science.

Segundo a pesquisa, toda forma de ritual realizado da mesma forma antes de uma refeição - como adoçar o café com duas gotas de adoçante, usar uma colher de azeite para temperar a salada ou até mesmo fotografar a comida, por exemplo - funciona como um alerta para o cérebro de que o corpo está prestes a realizar uma atividade prazerosa, preparando-o para uma boa sensação e, logo, valorizando a experiência.

O estudo afirma que "os rituais aumentam o prazer do consumo por causa do grande envolvimento que eles propiciam na experiência". O grupo realizou os testes usando alimentos como chocolate, cenouras e limonada.

Só olhar não adianta

A pesquisa avaliou três hipóteses do ritual: com consumo imediato do alimento após sua realização, com demora no consumo do alimento após sua realização e com outro indivíduo observando você fazer seu ritual.

Mas só olhar, não adianta. É que neste último caso, os pesquisadores concluíram que apenas observar alguém clicando e postando a foto do prato no Instagram, por exemplo, não melhora a experiência da alimentação.