Topo

Nasa lança plano para caçar todos os asteroides que ameaçam a Terra

Do UOL, em São Paulo

18/06/2013 14h14

A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) lançou nesta terça-feira (18) uma iniciativa global focada em encontrar todos os asteroides que colocam em risco as populações da Terra que envolve a comunidade científica, o setor industrial, as universidades e o público em geral..

Infográfico

  • Veja até onde o homem chegou no espaço

A intenção do "Grande Desafio", diz comunicado da Agência, é compilar novas ideias sobre o que fazer com essas grandes ameaças, além de receber projetos científicos e tecnológicos inovadores sobre o tema, reunindo o maior número de cérebros e engajamento para o plano.

"A Nasa já trabalha para encontrar asteroides que possar representar um perigo para o nosso planeta e, apesar de termos encontrado 95% dos grandes asteroides [com mais de um quilômetro de diâmetro], cuja órbita está perto da Terra, temos que detectar todos", declarou Lori Garver, administradora adjunta.

A Nasa quer ouvir, também, os planos que a indústria aeroespacial, ou até de potenciais parceiros, tem a oferecer sobre sua futura missão de rebocar e estabilizar um asteroide na órbita da Lua até 2025, que ajudaria a estabelecer postos tripulados e permanentes no espaço.

Dominar esse asteroide é apenas o primeiro passo de um programa muito mais amplo, que pode ajudar na atividade de mineração espacial, nas pesquisas para desviar objetos em rota de colisão com a Terra e, mais importante, enviar uma tripulação para Marte em 2030.