Topo

Clique Ciência: Qual animal tem a maior expectativa de vida?

Juliana Passos

Do UOL, em São Paulo

21/05/2013 06h00Atualizada em 05/07/2016 08h25

Nós humanos temos uma das menores expectativas de vida do mundo animal. Entre os mais longevos estão os jabutis, uma espécie de baleia e uma água-viva que teria a chave da vida eterna.

As tartarugas gigantes de Aldabra, a maior espécie de jabuti que se conhece, têm registro de vida de mais de 200 anos – mesma expectativa de vida da baleia do Ártico, a espécie de mamífero que vive mais tempo.

Já o molusco bivalve da espécie Arctica islandica é o animal com a maior expectativa de vida. Há registros de exemplares com mais de 500 anos.

Existe ainda uma espécie de água-viva chamada Turritopsis nutricula, que é conhecida por ser imortal. Na verdade, ela tem um ciclo de vida que reverte o processo de envelhecimento e se torna jovem novamente. Mas o pequeno animal não está livre de ser morto ao ser engolido por um predador ou vítima de uma doença.

Em dado momento, a Turritopsis, que tem 4,5 milímetros de diâmetro e é encontrada no litoral do Brasil, volta a traduzir os genes que codificam o pólipo (jovem) e deixa de traduzir os da medusa (animal adulto).

Resposta fornecida pela bióloga Karlla Patrícia Silva, pesquisadora do Museu de Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e criadora do blog Diário de Biologia