Topo

Astronautas voltam à Terra após quase cinco meses na ISS

Do UOL, em São Paulo

14/05/2013 02h56Atualizada em 14/05/2013 08h50

Três astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional) - um canadense, um russo e um norte-americano - voltaram à Terra nesta terça-feira (14), pousando no Cazaquistão, depois de quase cinco meses na órbita do planeta.

Chris Hadfield, da Agência Espacial Canadense, Tom Marshburn, da Nasa, e Roman Romanenko, da Agência Espacial Russa, tocaram a Terra a bordo de uma cápsula do módulo de pouso da nave russa Soyuz TMA-07M às 02h31 (23h31 horário de Brasília), como o previsto.

A aterrissagem, que foi acompanhada por 12 helicópteros e três aviões, ocorreu na zona prevista, a cerca de 150 quilômetros da cidade de Dzhezkazgan.

A TV estatal russa mostrou imagens da abertura do enorme paraquedas branco e da suave descida da cápsula.

Pouco depois, os três astronautas foram retirados da cápsula por membros das equipes de resgate e pareciam em bom estado. Após ser instalado em cadeiras especiais, o grupo recebeu cobertores e chá.

O retorno à Terra da Soyuz, desde seu desacoplamento da ISS até o módulo de pouso tocar nas estepes cazaques, teve uma duração de aproximadamente três horas e meia.

  • Vídeo com áudio original

Pouco antes do fim da missão, Hadfield divulgou um vídeo no qual aparece na estação espacial cantando o clássico "Space Oddity", de David Bowie, e tocando guitarra. O vídeo se transformou em sucesso no YouTube, com quase três milhões de acessos.

Os tripulantes da Soyuz TMA-07M retornaram à Terra após cumprir uma missão espacial de mais de 140 dias, na qual, além de desenvolver vários experimentos científicos, receberam dois cargueiros espaciais, o russo Progress e o americano Dragon.

Durante sua estadia na plataforma orbital, Romanenko e Marshburn chegaram a realizar as chamadas "caminhadas" espaciais: o primeiro para contemplar o plano de voo e o outro, de maneira imprevista, para reparar um vazamento de amoníaco.

Na plataforma orbital ainda ficaram três tripulantes: os russos Pavel Vinogradov e Aleksandr Misurkin e o norte-americano Chris Cassidy.

No fim deste mês, outros três astronautas devem chegar à ISS: o russo Fiôdor Yurchikhin, o italiano Luca Parmitano e a norte-americana Karen Nyberg. Eles viajarão a bordo da Soyuz TMA-09M, cuja decolagem está programada para o próximo dia 29. (Com AFP e Efe)