Topo

Chuva de meteoros Lirídeas pode ser vista nesta madrugada

Do UOL, em São Paulo

21/04/2013 06h00

A chuva de meteoros Lirídeas, na constelação de Lira, acontece todo mês de abril, e neste ano seu auge será na madrugada de domingo para segunda (22), às 3h, no hemisfério Sul. Serão cerca de 20 explosões por hora no ponto máximo, mas a chuva deve continuar até 26 de abril.

Apesar de não ser a mais forte chuva de meteoros, as Lirídeas são famosas por terem sido registradas há 2.600 anos, o período mais longo na história. Além disso, no ano de 1803 foram vistos cerca de 100 meteoros por hora, em Virgínia, nos EUA.

 Quando a Terra passa por uma região de intensa poeira espacial (deixada por cometas e asteroides), elas entram em contato com a atmosfera e provocam a chuva de meteoros ou estrelas cadentes. Em 2013, ela ocorre junto com a lua cheia.

Se você quiser tentar ver a chuva, vale escolher uma cadeira confortável e reclinável, ficar longe de luzes da cidade ou de outras fontes que "encobrem" as luzes do fenômeno, e esperar seus olhos se acostumarem com o escuro depois de localizar a constelação no céu.