Topo

Cães de estimação entendem ponto de vista humano, mostra estudo

Do UOL, em São Paulo

14/02/2013 06h00

Animais domesticados, como os cachorros, seriam capazes de entender o ponto de vista humano e usar isto a seu favor, segundo aponta pesquisa da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido.

Juliane Kaminski, pesquisadora do departamento de Psicologia da Universidade, testou o comportamento de 42 fêmeas e 42 machos em um ambiente com diferentes níveis de iluminação para ver se os cães roubariam comida.

A intenção era observar como eles desenvolviam as estratégias para "roubar" a comida, já que todos os cães eram proibidos de se alimentar no local, segundo estudo publicado na Animal Cognition.

Os animais que estavam em locais escuros desobedeciam quatro vezes mais as ordens do que os que estavam nos cômodos iluminados, indicando que os cachorros entendem o que os humanos podem ou não ver. Além disso, o ambiente escuro fez que com que os cachorros pegassem mais comida e de uma maneira mais rápida para não serem descobertos.

Os experimentos foram feitos com muitas variáveis para evitar que os animais tivessem respostas condicionadas, como entender que a escuridão significava obter comida farta e fácil, por exemplo.

“Os resultados mostram que os cachorros decidem que é mais seguro ‘roubar’ comida quando o quarto está escuro, porque compreendem um fator da perspectiva humana”, explica.