Topo

Irã envia um macaco ao espaço com sucesso, diz TV

Do UOL, em São Paulo*

28/01/2013 10h12

O Irã enviou nesta segunda-feira (28) um macaco ao espaço a bordo de uma cápsula e o recuperou são e salvo após seu pouso, anunciou o canal em árabe da rede de TV iraniana Al-Alam, citando fontes do ministério da Defesa. 

"O Irã lançou nesta segunda-feira, com sucesso, uma cápsula batizada de Pisgham [pioneira] com um macaco dentro a 120 quilômetros de altitude e recuperou o carregamento sem danos", indicou a TV Al-Alam citando a Organização da Indústria Aeroespacial do ministério da Defesa iraniano.

A intenção de colocar o animal em órbita foi anunciada há duas semanas pelo diretor do programa espacial iraniano, Hamid Fazeli, como parte da comemoração do 34º aniversário do triunfo da revolução islâmica, celebrado entres os dias 1º e 11 de fevereiro.

Agora, o país se prepara para lançar outro satélite de pesquisa, que faz parte de um projeto estudantil batizado "Sharif Sat". O equipamento deve ser colocado em órbita até o final do atual ano persa, que acaba em 21 de março no calendário cristão.

O governo do Irã já enviou ratos, insetos e tartarugas em fevereiro de 2010, além de três satélites desde 2009, como parte do seu projeto espacial que é visto com suspeita pelas outras potências mundiais. Fazeli afirmou que o envio do foguete Pisgham, no entanto, teve como objetivo estudar "a presença humana no espaço".

"Com o lançamento desta cápsula, os preparativos do projeto de enviar um ser humano ao espaço tomarão forma imediata", afirmou. O programa, segundo a agência, pode levar entre cinco e oito anos. (Com agências internacionais)