Topo

"Eu posso criar um neandertal, só preciso de uma mãe", diz pai do Projeto Genoma

Do UOL, em São Paulo

21/01/2013 20h53

George Church, professor de genética da Escola de Medicina de Harvard e um dos pais do Projeto Genoma Humano, afirma que é possível criar humanos resistentes a vírus e até recriar os ancestrais do homem moderno, os neandertais. "Já recolhi DNA suficiente de fósseis para reconstruir o DNA de espécies humanas extintas. Agora, eu preciso de uma mulher corajosa", diz em entrevista a revista alemã Der Spiegel.

Church diz que acredita ser possível clonar um neandertal no futuro próximo. "Ler e escrever DNA é hoje um milhão de vezes mais rápido do que há sete, oito anos. Outra tecnologia que a 'desextinção' de um neandertal iria necessitar é a clonagem humana. Se nós podemos clonar todos os tipos de mamíferos, então é provável que consigamos clonar um homem."

O pesquisador diz que os neandertais podem nos ajudar a enfrentar dificuldades futuras e que eles poderiam até formar uma nova cultura em colônias. "Eles podem ser mais inteligentes do que nós. Quando tivermos que lidar com uma epidemia ou sair do planeta, por exemplo, é aceitável que o modo de pensar deles possa nos beneficiar."

"Se você se tornar uma monocultura, você está em grande risco de extinção. Portanto, a recriação de neandertais seria principalmente uma questão de prevenção de riscos sociais", afirma o geneticista ao dizer que eles seriam importantes para a diversidade.

Para começar, seria preciso sequenciar o genoma dos ancestrais do homem moderno, que foram extintos há 33 mil anos, o que já está quase pronto. O próximo passo seria "cortar" este genoma em cerca de 10 mil partes e sintetizá-los. Por fim, teria que introduzir este genoma sintético em uma célula-tronco humana. "Se conseguirmos reproduzir isso o suficiente para criarmos uma linhagem que se aproximaria da sequencia dos neandertais, nós poderíamos produzi-los semiautomaticamente para então introduzi-los em uma célula para criar um clone de neandertal."

As ideias de Church estão no livro: Regenesis: Como Biologia Sintética vai reinventar a natureza e nós mesmos.