Topo

Brasileiros poderão ver a Lua ocultar Júpiter na madrugada

Do UOL, em São Paulo

21/01/2013 18h55

Grande parte da América do Sul poderá ver a Lua passando na frente de Júpiter na madrugada desta terça-feira (22).  O satélite irá esconder completamente o planeta perto das 4 horas da manhã, no fuso horário de Brasília.

Ocultação de Júpiter

Aqui no Brasil, os moradores dos Estados do Sul, do Sudeste e de algumas cidades do Centro-Oeste poderão acompanhar a ocultação de Júpiter pela Lua. No entanto, segundo os astrônomos, os brasileiros não conseguirão perceber o aparecimento do planeta novamente no céu, pois, no extremo leste do continente, a visão do fenômeno será parcial.

Como é um dos astros mais brilhantes do céu noturno, Júpiter é visto facilmente a olho nu ao lado da Lua hoje. Mas quem estiver com um telescópio, terá a oportunidade de encontrar, ainda, a Grande Mancha Vermelha, uma tempestade duas vezes maior que o diâmetro da Terra e que persiste há mais de 400 anos no hemisfério Sul do planeta.

Se o tempo estiver limpo, Aldebaran, uma gigante vermelha da constelação de Touro, e os aglomerados Plêiades e Hyades, dois dos mais conhecidos grupos de estrelas do céu da Terra, vão brilhar intensamente nesta madrugada, de acordo com o site Sky & Telescope.

Quem não puder ficar acordado para ver o fenômeno, poderá ter uma segunda chance no dia 17 de março, quando Júpiter e Lua ficarão, novamente, mais próximos. Na noite de Natal do ano passado, a Lua escondeu Júpiter por quase uma hora, depois das 20h30 (fuso horário de Brasília).