Topo

Análise do Curiosity mostra que Marte tem solo parecido com o da Terra

Do UOL

Em São Paulo

30/10/2012 19h32

Análise química feita pelo Curiosity mostrou que a composição do solo de Marte é parecida com a da Terra, mais especificamente com o material basáltico encontrado em vulcões do Havaí, segundo divulgou a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) nesta terça-feira (30).

O robô peneirou as partículas maiores que 150 micrômetros (a largura de um fio de cabelo) e examinou o restante da amostra recolhida há cerca de duas semanas na região batizada como Rocknest com o CheMin, um dos dez instrumentos instalados no robô. Além de muita areia e pó, foram encontrados feldspato, piroxênio e olivina.

"Marte é bastante coberta pela poeira, por isso há um entendimento incompleto de sua mineralogia", afirma David Bish, um dos responsáveis pelas análises do CheMin. "Nós sabemos que ela é similar ao solo basáltico e tem grandes amostras de feldspato, piroxênio e olivina. Aproximadamente metade do solo é material não cristalino [sem estrutura atômica definida]."

A identificação de minerais nas rochas e no solo é fundamental para a missão, já que cada elemento registra em que condições o planeta foi formado. Segundo Bish, a cratera Gale, onde o Curiosity pousou em agosto passado, é um ponto importante de transição de um ambiente encharcado para um seco. "As rochas antigas sugerem [a passagem no local de] água corrente, enquanto os minerais mais jovens do solo parecem ter tido uma interação limitada com a água."