Topo

Raio ascendente é registrado em São Paulo durante o inverno

O raio partiu de uma das torres de telecomunicações instaladas no Pico do Jaraguá - Divulgação/Elat
O raio partiu de uma das torres de telecomunicações instaladas no Pico do Jaraguá Imagem: Divulgação/Elat

Do UOL

Em São Paulo

15/08/2012 11h49

Pesquisadores do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram um raio ascendente em São Paulo durante uma tempestade de inverno, conforme divulgado nesta quarta-feira (15).

No início do ano, os pesquisadores do Elat registraram pela primeira vez imagens desse tipo de raio no Brasil que, em vez de descer das nuvens e atingir o solo – como ocorre com a maioria das descargas atmosféricas –, parte de algo na superfície e se propaga em direção à nuvem.

No dia 15 de julho, durante uma tempestade de inverno, mais um raio ascendente foi registrado - ele partiu de uma das torres de telecomunicações instaladas no Pico do Jaraguá, em São Paulo. O que chamou a atenção dos pesquisadores foi a quase total ausência de raios durante a tempestade.

“Foi uma sorte registrar esse raio ascendente, pois não havia nenhum indício de atividade elétrica na nuvem”, disse Marcelo Saba, pesquisador do Elat e responsável pelas observações.

De acordo com Saba, a constatação revelou, de forma inédita, que, mesmo na ausência de raios descendentes – que descem das nuvens e atingem o solo –, os raios ascendentes podem acontecer.

(Com Agência Fapesp)