Topo

Cientistas criam chocolate saudável com suco de frutas

O pesquisador Stefan Bon, da Universidade de Warwick, e os chocolates que desenvolveu - Divulgação/Universidade de Warwick
O pesquisador Stefan Bon, da Universidade de Warwick, e os chocolates que desenvolveu Imagem: Divulgação/Universidade de Warwick

Do UOL

Em São Paulo

14/08/2012 15h54

Químicos da Universidade de Warwick, na Inglaterra, descobriram uma maneira de deixar o chocolate mais saudável com suco de frutas. Eles substituíram metade da gordura do leite e da manteiga de cacau por gotas microcópicas de laranja e cranberry (oxicoco).

Todo mundo adora chocolate – mas, infelizmente, sabemos que as barras têm alto nível calórico. E é a gordura quem dá ao chocolate as sensações prazerosas que as pessoas buscam, como a textura sedosa e o som do estalo ao quebrá-lo com as mãos”, explica o químico Stefan Bon, chefe da pesquisa. “Mas, agora, descobrimos uma maneira de manter tudo isso que faz o chocolate ser chocolate, só que com suco de frutas.”

O novo produto, além de ser menos calórico, guarda a aparência e a textura originais do doce. Os pesquisadores isolaram o componente da gordura que mantém o brilho, a firmeza e até o jeito como ele derrete na boca. As barras ao leite, amarga e branca, no entanto, ganharam um sabor levemente frutado com a experiência. Bon afirma que eles já estudam uma segunda versão saudável feita com água e uma pequena quantidade de vitamina C para preservar o famoso gosto.