Topo

Cantar "Parabéns a você" ao lavar as mãos não é mania de hipocondríaco

Da Redação

05/05/2010 07h00

Quem assistiu ao filme mais recente de Woody Allen, “Tudo Pode Dar Certo”, deve ter achado graça ao ver o hipocondríaco Boris Yellnikoff (interpretado por Larry David) cantando “Parabéns a Você” duas vezes ao lavar as mãos. Mas a mania não é infundada. A recomendação é da OMS (Organização Mundial da Saúde) e faz parte de uma campanha global para profissionais de saúde celebrada todos os anos, no dia 5 de maio.

O projeto “Salve vidas: limpe suas mãos” contava, até a noite desta terça-feira (4), com a participação de 8.173 hospitais e centros de saúde em 138 países, segundo a OMS. A meta era chegar aos 10.000. Mais de 140 instituições brasileiras se cadastraram na campanha, como o Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, o Albert Einstein, em São Paulo, e vão realizar atividades internas e para os pacientes.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) vai promover apresentações teatrais nas dependências do Instituto Central ao longo do dia. Pacientes e familiares que estiverem no local também vão aprender a lavar as mãos corretamente, de maneira lúdica.

O simples gesto de higienizar as mãos corretamente com água e sabão pode evitar doenças como diarreia e gripe, entre outras. Veja as recomendações da OMS:

- use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos;

- dedique 15-20 segundos só no ato de esfregar; o ritual completo deve durar cerca de 50 segundos;

- capriche na limpeza do espaço entre os dedos; esfregue também o dorso e o punho;

- seque com toalha descartável (em ambientes coletivos);

- se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave também a torneira antes de lavar as mãos.