Topo

Beber algo quente alivia mesmo os sintomas do resfriado?

Por Anahad O'Connor

29/01/2009 20h34

Será que líquidos quentes podem aliviar os sintomas de uma gripe ou resfriado?

Assim como o gelo está para uma queimadura e a pastilha está para tosse, uma xícara de chá quente é um bálsamo antigo contra congestão nasal, espirros e falta de ar.

Líquidos quentes, diz-se, ajuda a amolecer secreções no peito e nas narinas, tornando-as mais fáceis de ser expelidas e definitivamente aliviando a congestão.

Leif Parsons/New York Times
Líquidos quentes ajudam a amolecer secreções no peito e nas narinas, fazendo com que sejam expelidas mais facilmente
Os fluidos também valem para reverter a desidratação.

No entanto, somente há pouco tempo cientistas examinaram se tal efeito é real. Em dezembro, pesquisadores do Common Cold Center, na Universidade de Cardiff, no Reino Unido, observaram se bebidas quentes aliviaram os sintomas de 30 pessoas que sofriam de gripe ou resfriado de uma forma mais eficaz que bebidas em temperatura ambiente. Eles descobriram que o contraste era marcante.

"A bebida quente oferece alívio imediato e prolongado dos sintomas de coriza, tosse, espirro, dor de garganta, frio e cansaço", relataram, "enquanto as mesmas bebidas, em temperatura ambiente, somente ofereciam alívio dos sintomas de coriza, tosse e espirro".

Apesar de esse ter sido o primeiro estudo a analisar especificamente os efeitos de bebidas quentes sobre os sintomas da gripe e do resfriado, outros estudos examinaram os efeitos da alimentação quente, como sopa de galinha, e tiveram resultados similares.

A sopa de galinha também contém substâncias que combatem a gripe e ajudam a dissolver o muco nos pulmões e diminuir a inflamação.

Resultado: uma pesquisa confirma que bebidas quentes podem reduzir a congestão nasal e outros sintomas da gripe e do resfriado.