Topo

Psicólogo ensina como melhorar o ânimo por meio da escrita

Cristina Almeida<br>Especial para o UOL Ciência e Saúde

07/04/2008 21h02

Em seu livro publicado recentemente no Brasil ("Abra seu coração - O poder de cura através da expressão das emoções", Ed. Gente), o psicólogo James Pennebaker, professor da Universidade do Texas, afirma que escrever sobre experiências desagradáveis ajuda a melhorar o ânimo, diluir a raiva e até fortalecer o sistema imunológico.

"Escrever sobre questões de forte peso emocional pode reduzir a ansiedade e a depressão", garante o psicólogo, em entrevista ao UOL Ciência e Saúde.

Pennebaker reuniu uma série de estudos para comprovar sua tese. "Já se descobriu que escrever sobre reviravoltas emocionais melhora a saúde física e mental de crianças do ensino fundamental, enfermeiras, doentes que sofrem de artrite, alunos de escolas de medicina, presos, mães que deram à luz recentemente e vítimas de estupro", enumera.

Uma das experiências relatadas pelo psicólogo é com clientes de uma agência de recolocação de executivos. Os profissionais que se submeteram a sessões de escrita conseguiram superar o trauma do desemprego e enfrentaram com sucesso novas entrevistas de trabalho, o que não ocorreu com o grupo que não participou da terapia.

Para se beneficiar com a terapia da escrita, segundo ele, não basta simplesmente descrever fatos dolorosos. É preciso cavar os sentimentos mais profundos causados pelo evento traumático. De preferência, algumas semanas ou meses após o ocorrido. "É preciso dar tempo para que a pessoa tenha a chance de refletir sobre o que aconteceu", explica.

Algumas pessoas podem sentir algum desconforto logo após o término de cada relato, mas essa sensação se dilui com o passar das horas, segundo ele.

Confira outras dicas do psicólogo:

- pratique a escrita pouco antes de dormir, durante cerca de 15 minutos, por pelo menos quatro dias consecutivos;

- escolha um local silencioso e isolado, evitando possíveis interrupções;

- não direcione o texto para alguém, nem se preocupe com estilo ou gramática;

- se não puder escrever, use um gravador.