PUBLICIDADE
Topo

Roupa à prova de Covid: Startup cria tecido capaz de eliminar o coronavírus

Ilustração 3D do novo coronavírus - Handout .
Ilustração 3D do novo coronavírus Imagem: Handout .

Cleide Silva

São Paulo

02/07/2020 10h01

Outra empresa que criou tecido capaz de eliminar quase 100% do vírus da covid-19 é a startup Nanox Tecnologia, de São Carlos (SP). A empresa desenvolveu um composto químico com micropartículas de prata que é encharcado no tecido e neutraliza o coronavírus. O produto mantém sua eficácia até 30 lavagens da peça, mas a empresa trabalha em uma fórmula resistente a até 80 lavagens.

O diretor da Nanox, Luiz Pagotto Simões, diz que o composto foi apresentado há duas semanas e já houve encomendas de 1,5 tonelada feitas por tecelagens. Por enquanto só foram realizados testes com o coronavírus, mas também serão feitos com outros tipos de vírus. Ele explica que o tecido é composto por uma mistura de poliéster e de algodão com dois tipos de micropartículas de prata impregnadas na superfície por meio de um processo de imersão, seguido de secagem e fixação.

Testes feitos em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) mostraram que a solução na superfície de tecidos é capaz de eliminar 99% do vírus após dois minutos de contato. A pesquisa teve ainda colaboração da Universitat Jaume I, da Espanha, e da Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.