Topo

Morre, aos 21 anos, a 1ª vaca clonada do mundo

10/10/2019 07h44

A primeira vaca clonada do mundo, chamada Kaga, morreu ontem, aos 21 anos e três meses de idade, por causas naturais no centro de pesquisa do Japão onde nasceu, informaram fontes do governo japonês.

Kaga nasceu em julho de 1998, no Centro de Pesquisa Provincial de Gado de Ishikawa, como parte de um estudo desenvolvido com a Universidade de Kinki (atualmente chamada Universidade de Kindai). A técnica utilizada foi a mesma que, dois anos antes, resultou na clonagem da ovelha Dolly, no Reino Unido.

Como resultado da pesquisa japonesa sobre clonagem bovina nasceram duas vacas gêmeas, Kaga e Noto, que morreu em maio de 2018.

Kaga, que morreu de velhice (a expectativa de vida das vacas é de 20 a 25 anos), começou a ter problemas para se sustentar em setembro e vinha recebendo suplementos nutricionais e anti-inflamatórios nas patas, segundo a explicação de funcionários do centro à agência de notícias "Kyodo".

No início de outubro, a vaca não conseguia mais ficar de pé. A morte foi declarada na quarta-feira, de acordo com as fontes consultadas.

Em 2006, 14 vacas foram clonadas no centro japonês, mas a pesquisa (que tinha como objetivo melhorar a produção de carne e leite) foi reduzida após a distribuição de carne de vaca clonada ser restringida no Japão em 2009. O gado clonado de Ishikawa tem sido mantido para o estudo sobre a expectativa de vida desses animais.