Topo

NHC alerta sobre possível depressão tropical que afetará Bahamas e Flórida

12/09/2019 20h06

Miami, 12 set (EFE).- O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) alertou nesta quinta-feira sobre a formação de uma depressão tropical sobre o noroeste das Bahamas e que se dirigirá para a Flórida durante o fim de semana.

Em boletim, o NHC avisou que o sistema ciclônico, o nono que se forma na atual temporada de furacões na bacia atlântica, chegará nesta sexta ao arquipélago, que ainda não se recuperou da devastadora passagem do furacão Dorian.

Já como tempestade tropical, ou seja, com ventos máximos sustentados acima dos 62 quilômetros por hora, o ciclone afetará a costa do sudeste e do centro da Flórida, de acordo com o centro meteorológico com sede em Miami.

O NHC informou que o sistema, que apresenta ventos máximos sustentados de 45 quilômetros por hora, fica a 380 quilômetros ao sudeste das Ilhas Ábaco, nas Bahamas, que há dez dias foi castigada pelo Dorian. O furacão atingiu a categoria 5, a maior na escala Saffir-Simpson.

O ciclone se move com direção noroeste, a 13 quilômetros por hora, e mereceu a emissão pelas autoridades das Bahamas de alertas para o noroeste do arquipélago, que nas próximas 36 horas pode começar a sentir condições de tempestade tropical e registrará até 100 milímetros de acúmulo de chuva.

De acordo com o NHC, o ciclone seguirá a sua rota pela costa sudeste da Flórida, a partir de West Palm Beach, ao norte de Miami. Entretanto, não estão previstas ressacas ciclônicas nem nas Bahamas nem no estado do sudeste dos EUA. EFE