Topo

Cápsula Dragon, da SpaceX, volta à Terra com materiais da Nasa

27/08/2019 20h20

Washington, 27 ago (EFE).- A cápsula CRS-108 Dragon, da SpaceX, retornou nesta terça-feira à Terra com um mergulho no Oceano Pacífico, seis horas depois de ter se desajustado da Estação Espacial Internacional (ISS) carregada com materiais da Nasa.

"Confirmada uma boa aterrissagem do Dragon, completando a terceira missão desta nave para a Estação Espacial", escreveu a SpaceX no Twitter sobre a queda no mar do veículo não-tripulado.

A cápsula, manipulada pelo braço robótico Canadarm2 e com o apoio da astronauta americana Christina Koch, partiu da ISS às 11h59 (de Brasília) para iniciar um deslocamento de seis horas.

De acordo com um comunicado da empresa, a nave mergulhou às 1h20 (de Brasília) a 483 quilômetros ao sudoeste de Long Beach, na Califórnia, onde foi recuperada por uma embarcação da companhia que a levará à terra para enviar à Nasa os experimentos e provisões trazidos da estação espacial.

A cápsula transportou à Terra uma carga de 1.225 quilos com materiais experimentais e outros itens, já que a Dragon, ao contrário de outros veículos do mesmo tipo, não entra em ignição ao estar em contato com a atmosfera.

Dentro da carga está um filme de realidade virtual intitulado "The ISS experience", criado ao longo de um ano a bordo da Estação Espacial Internacional e na qual os astronautas fizeram gravações por até quatro horas semanais. A ideia é oferecer uma visão de como é a vida na ISS.

Também foi transportado um robô, batizado de Acompanhante de Tripulação Móvel Interativo (CIMON), que teve testada a capacidade como colega de quarto artificial para os astronautas.

Foi a sétima missão de ida e volta entre a Terra e a ISS de uma nave da SpaceX, e a terceira vez que a mesma cápsula, lançada ao espaço em 25 de julho, cumpriu a missão. EFE